Pesquisa de satisfação: Como conseguir melhores resultados com seus clientes

Pesquisa de satisfação é a forma da sua empresa saber a opinião dos seus clientes em relação aos seus produtos e serviços e com elas obter melhorias no seu atendimento e serviços.

Diante da competitividade no mundo dos negócios, reconhecer as dores e desejos dos clientes é fundamental e a aplicação de um questionário, pode tornar isso muito mais prático.

Como já foi comentado anteriormente no post “a importância da pesquisa de satisfação”, é através de uma pesquisa que sua empresa pode buscar feedbacks e evoluir a cada dia mais, e assim atender melhor as necessidades dos clientes.

Nesse texto você irá entender o processo de como fazer a pesquisa de satisfação e como ela funciona de forma presencial e digital.

Acompanhe em alguns passos como funciona a pesquisa de satisfação:

  • O primeiro passo: Saiba quais as informações que pretende buscar com esta pesquisa. É importante discutir isso com as pessoas que irão ajudar neste processo e identificar quais os assuntos que serão tratados.
  • Segundo passo: Saiba qual é sua persona, ou seja, qual perfil ideal de cliente que você quer atingir com essa pesquisa.
  • Terceiro passo: Crie o questionário seguindo algumas considerações - (a) Faça perguntas objetivas, que não sejam muito extensas e deixe em uma linguagem clara e de fácil entendimento; (b) Organize as perguntas e distribua no questionário, de forma em que uma complemente a outra, assim, o cliente terá um melhor entendimento do assunto; (c) Defina também o tempo necessário que essa pesquisa vai ficar disponível para seu público. Lembre-se, toda pesquisa precisa ter data de início e data de fim, pois somente assim você conseguirá avaliar os resultados e traçar as melhorias; (d) Inclua alguma pergunta aberta no questionário para que seu cliente possa expressar a sua opinião podendo ser críticas ou sugestões.
  • O quarto passo: Defina qual o melhor meio de comunicação para disponibilizar a pesquisa. Procure identificar qual canal, o seu cliente acha mais fácil de acessar o questionário, se é através do e-mail, alguma rede social ou até mesmo pessoalmente.
  • E o quinto passo: Ao finalizar a pesquisa, analise as respostas, faça cálculos para obter a média dos dados e faça as alterações necessárias na sua empresa, para melhorar os pontos que ficaram abaixo das expectativas. 

Dicas: Ao fazer uma pesquisa junto aos seus clientes, ofereça brindes ou faça sorteios para os participantes. Dessa forma você irá incentiva-los a estarem participando da pesquisa, além de serem mais “honestos” em suas avaliações. 

Ao invés de já sair aplicando a pesquisa para seu público, faça um teste com algumas pessoas confiáveis, preferencialmente que não tenham ajudado na elaboração do questionário, para que elas respondam, verifiquem e comunique as falhas, para serem corrigidas.

Agora, de que forma é melhor aplicar a pesquisa? Bem, esses são os dois meios de pesquisa utilizados:

Presencial: Fazer toda a pesquisa manualmente, começando pela impressão dos formulários, seguindo com a tabulação dos dados. Isto, pode tornar o processo um pouco trabalhoso. Fazendo a pesquisa presencial você terá um contato maior com seus respondentes. Porém, as desvantagens são os gastos com os papéis, canetas, impressões entre outros. Também, o processo de coleta, distribuição e analise dos resultados requerem um tempo maior, não sendo viável para médias e grandes empresas pela quantidade de trabalho que pode gerar.

Digital: O questionário em formato digital traz muito mais benefícios do que aplicado manualmente, pois é criado e enviado de forma mais rápida. As respostas são mais fáceis de serem visualizadas e o custo é mais baixo. Podendo ser disponibilizado o acesso ao questionário através das redes sociais, e-mail ou até mesmo um SMS, todos esses utilizados como canal de comunicação com o público alvo da pesquisa.

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