Compreender quem compra na sua empresa é indispensável, além do mais dar um “tiro no escuro” é fácil, porém não traz tanto resultado quanto ter a mira certeira do seu público e atirar no alvo. Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das personas criou essa ferramenta que auxilia na definição do público.
O que é Persona?
Persona é o personagem criado com base no cliente ideal para o seu negócio, ou seja, é uma ferramenta feita para representar o cliente perfeito para sua empresa.
Persona é diferente de público-alvo
O público-alvo na sua maioria foca nas principais informações do cliente, de uma forma mais geral como estado civil, gênero, idade, profissão e região do país. Já a persona cria um perfil ideal de cliente com informações detalhadas como um nome fictício, uma breve história sobre o seu cotidiano, hábitos de compra, estilo de vida, redes sociais favoritas, hobbies, valores, dores com relação ao seu produto e etc.
Exemplo de Público-alvo: Homens e mulheres de 20 à 55 anos, graduados, classe A e B, dono de uma loja e mora na região sul do Brasil.
Exemplo de Persona: Anderson tem 30 anos é formado em administração, utiliza frequentemente o Facebook e WhatsApp, adora passear com seu filho no parque e é dono de uma loja de médio porte onde vende roupas masculinas. O Anderson quer expandir seu público em formato digital, porém tem uma dúvida grande entre investir mais nas redes sociais da empresa ou criar um site para ter conteúdos sobre seus produtos e uma loja online.
Percebeu a diferença? Trabalhar com a persona requer dados mais complexos envolvendo também o estilo de vida do cliente.
Por que trabalhar com personas?
Sabendo todas essas informações o foco vai estar atrelado ao público específico que se quer atingir para a venda. Assim você não gasta com quem não se interessa pelo seu serviço/produto oferecido.
Erros mais comuns da geração de personas
Ter mais de um tipo de produto ou serviço em alguns casos requer mais de uma persona, porém, ao criar inúmeras personas para atender segmentos específicos de compra também não é favorável, pois ao final pode acabar não gerando resultados significativos. Então 2 personas no máximo é o adequado, além do mais, com o tempo, pode haver mudança na persona de acordo com as variáveis do seu negócio.
Fazer poucas perguntas aos seus clientes também é um erro comum.
Outro erro é o provável “eu acho”. Os achismos são perigosos para o marketing, até por que, como fazer uma boa estratégia sem saber em qual tipo de público focar?
Saiba que quanto menos exatidão nos processos menos resultados positivos você vai obter
Como criar a Persona
Uma forma de criar a persona é entrevistar o público principal de clientes que já compram com você, afinal eles já sabem sobre o que seu negócio oferece e você vai saber o que funciona ou não para cada um deles.
O formato de criação não tem uma regra específica para ser seguida, apenas saiba agrupar os dados coletados e depois analisar o que tem mais relevância.
- Faça perguntas que te ajude a saber os comportamentos e hábitos, também sobre as dúvidas, problemas e dores que é a principal diferença entre persona e público-alvo. Quanto mais informações você conseguir mais fácil se torna o processo de criação da sua persona.
- Analise as respostas depois da entrevista, verifique os dados e agrupe as respostas que mais se assemelham.
- Estruture a persona em cima dos dados analisados anteriormente, criando um nome para seu personagem, idade, trabalho e não se limite apenas nisso, imagine como sendo uma pessoa real, descreva o cotidiano dela, suas habilidades.
Imagine sua Persona consumindo seus produtos, vendo suas campanhas, lendo seus conteúdos. Seguindo esses passos você vai ter a Persona e estratégias mais certeiras de marketing e vendas.
E para o processo de entrevistas nós da Trend desenvolvemos o trend QUEST, um sistema criado para facilitar a criação, aplicação e visualização dos dados para você. Além disso, oferecemos um rico banco de perguntas ajudando na montagem dos questionários. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!