Sabe aquela receita de sobremesa atrás lata do leite condensado? Então, isso foi um Marketing de Conteúdo feito pela Nestlé em 1962, uma estratégia super genial da época e que permanece até hoje.
Com a evolução chega o Marketing de Conteúdo Digital, que tem como objetivo criar e distribuir conteúdo com qualidade para seu público-alvo, que ajude a resolver ou apenas entender os problemas deles, criando uma porta de entrada para uma possível compra do seu produto ou serviço.
A sua loja pode até ser física porém você sabe que hoje o único meio em que você consegue visualizar todo seu público é na internet!
Como planejar o marketing de conteúdo?
Primeiramente é de extrema importância você saber qual é o seu público-alvo ou em específico qual é sua persona. Bato bastante em cima dessa tecla nos posts por que é esse passo de escolha do público que vai fazer com que os outros processos aconteçam de forma mais fácil.
As redes sociais são uma rede de interação e relacionamento, mas para quem vende também se torna um local para impulsionar as vendas.
Com as atualizações frequentes das principais redes de interação (Instagram, Facebook, Whatsapp) ficou cada vez mais rápido essa comunicação.
Canais de Marketing de Conteúdo
Os mais utilizados são blogs, vídeos (youtube), Redes Sociais, E-mail Marketing, Artigos em Linkedin, entre outros...
Tipo de conteúdo
O Conteúdo não consiste apenas em textos, as redes sociais possibilita cada vez mais diversos tipos de conteúdo para um melhor relacionamento, e a dica que dou é: Quanto mais visual melhor!!!
Nessa era do imediatismo digital que estamos vivendo, tudo está se tornando cada vez mais visual, Fotografias, montagens, vídeos, podcasts, GIFs Animados, IGTV, capturas de Tela, infográficos, imagens + Texto, tudo está valendo, basta saber com quais deles o seu público tem melhor interação. E isso você só vai saber se testar: mantenha uma linha de conteúdos, faça as postagens e observe aos poucos como o público reage.
Mas lembre-se de produzir conteúdo de qualidade que ofereça valor para seu público, assim vão ter mais confiança no que você está oferecendo e quando for o momento vão procurar você.
O formato do conteúdo
Se por exemplo você fez uma postagem no blog e o mesmo conteúdo quer colocar no Facebook, isso pode ser feito através de um anúncio, uma postagem com link ou resumidamente colocá-lo em um infográfico, que é um dos tipos de conteúdos que se tem mais compartilhamentos e que prende a atenção do leitor, passando informações de forma mais clara e rápida.
Programe as postagens para um horário ideal
Saber a periodicidade dos posts que irão para a rede é um dos principais pontos do planejamento. A maior parte da participação do público acontece nas primeiras horas em que foi colocada a postagem, então perceba que o horário de postagem é muito importante para um maior engajamento do seu público. Existem alguns horários de pico de engajamento em cada rede social! Tudo depende da sua persona, mas fique atento para aproveitá-los ao máximo!
Seja um especialista no assunto
Procure buscar soluções para os problemas do seu público-alvo e as transforme em conteúdos significativos, assim vai estar demonstrando um certo domínio pela área que está atuando e que tem a habilidade em sanar as dores e trazer soluções para eles, agregando valor para sua marca e pro seu produto, impulsionando mais as vendas.
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